quinta-feira, julho 30, 2015

"Mínimos" — a grande fábula (2/2)

Um caso sério da animação contemporânea: os Mínimos relançam, com alegria e inteligência, a fábula infantil — este texto foi publicado no Diário de Notícias (22 Julho), com o título 'Não percam os Beatles!'.

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Os Mínimos a promover uma aspirador de alta pressão? Ou uma caixa de lenços de papel? Não são meras hipóteses, mas sim dados verídicos de uma lógica de marketing que transformou os hiper-simpáticos bonequinhos amarelos em figuras omnipresentes do consumo global... Quem veio denunciar os equívocos de tal conjuntura não foi um qualquer crítico de cinema, mas o próprio Pierre Coffin (nas páginas da revista Premiere), co-realizador deste filme e dos dois anteriores centrados na figura de Gru, o Maldisposto.
O episódio reflecte a dinâmica perversa de alguns sectores da indústria cinematográfica: por um lado, há espantosas energias criativas que se traduzem na criação de universos como o dos Mínimos, por certo dos mais complexos e fascinantes da actual animação; por outro lado, tendem a prevalecer os valores de uma tecnocracia do marketing que confunde os mecanismos de promoção (cuja importância ninguém contesta) com a gestão automática, artisticamente cega, de uma “marca”.
O caso dos Mínimos é tanto mais interessante quanto há neles as ambivalências (também elas perversas, hélas!) das grandes fábulas. É verdade que se sentem atraídos por todos aqueles que detêm algum poder acima do comum dos mortais; ao mesmo tempo, não é menos verdade que a sua solidariedade resiste a todos os percalços simbólicos ou políticos. Em qualquer caso, a inteligência do seu humor é, por certo, infinitamente mais pedagógica que a tristeza “juvenil” de Morangos com Açúcar e seus derivados. Além do mais, permitam-me que recorde que o filme só acaba mesmo... no fim! Isto porque, depois do genérico, Kevin, Stuart e Bob reaparecem para interpretar uma espantosa versão de Revolution, dos Beatles. E se o público infantil não sabe quem são os Beatles, é tempo de começar a aprender.