segunda-feira, setembro 01, 2014

Livros e mais livros em Óbidos


Há livrarias a merecer a nossa atenção quando se passa por Óbidos. E ambas moram no mapa de uma série de iniciativas que estão a dar novo fôlego à vida cultural local, numa iniciativa que tem ao leme a Ler Devagar.

Uma dessas livrarias habita um grande espaço na Rua Direita, a artéria central que cruza Óbidos de fio a pavio, unindo a porta principal da muralha ao largo em frente à alcáçova (onde hoje há uma pousada). A livraria é conhecida como ‘Mercado Biológico’, nome que se explica pelo facto de, num dos seus espaços haver uma mesa com venda de fruta da região. A mesa acaba por dar o mote ao resto da livraria, já que os livros se encontram a forrar toda a sala, mas dentro de caixas de fruta que, empilhadas como favos de uma colmeia, fazem assim de prateleira. A seleção é feita de livros usados, não apenas em português. Vale a pena passar pelas secções de História e Arte. Há algum vinil (oferta pouco estimulante) e CD (sobretudo de jazz e clássica, com algumas boas sugestões). Não faltam os livrinhos RTP... Estará essa coleção a tornar-se um clássico ‘retro’?... Ah, e bons preços.


Continuando pela mesma rua adiante, o espaço da antiga igreja encostada à porta que faz acesso ao terreiro por detrás da alcáçova (que acolhe inúmeros eventos) encontramos outra boa ideia. A Livraria de Santiago ocupa agora o interior desta igreja, com uma belíssima solução de arquitetura de interiores a desenhar percursos e aumentar o espaço de exposição de livros. Vale a pena passar com atenção pelas prateleiras, que a oferta é variada e interessante. A secção dedicada ao património e arquitetura faz inveja a muitas livrarias de Lisboa.

PS. Com a cidade de Lisboa tão “na moda”, como pode uma zona como o Príncipe Real, tão cheia de lojas ‘gourmet’ (das comidas aos trapinhos) continuar sem uma livraria (além da carrinha da Tell a Story, entenda-se)?...