segunda-feira, agosto 18, 2014

Uma canção para o verão (2014.10)


Realizado em 1982 por Russell Mulcahy numa praia de Antigua, o teledisco que acompanhou o tema-título do segundo álbum dos Duran Duran é talvez uma das mais conhecidas celebrações do sol, do calor, das cores do verão (e de um modo de vida que não é coisa para carteiras em contenção) entre as memórias dos primeiros tempos da era do vídeo musical.

O teledisco apresenta os cinco elementos da formação original em várias situações relativamente constrangedoras e toma um iate como presença central para as imagens, como se de um refrão se tratasse. Mais que uma alusão (indireta) ao Rio de Janeiro, a canção é uma celebração da vida na América, espaço que o grupo então começa a explorar.




Rio surgiu como a faixa de abertura para o álbum com o mesmo título que os Duran Duran lançaram na primavera de 1982 (e que os catapultou para um patamar de fama global). A canção surgiria no formato de single na reta final do ano (seria o quarto extraído do alinhamento do álbum) e ainda hoje é uma presença regular no alinhamento dos concertos do grupo.