quarta-feira, agosto 20, 2014

Na rodagem de um filme a quatro vozes (1):
'Sereias do Tejo', de Marie Losier

Fotos: Miguel Valverde

O Indie Lisboa lançou este ano um desafio a Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes e Marie Losier: um filme feito a quatro "vozes", assinado por figuras que ao longo dos anos viveram importantes episódios de relacionamento com o festival lisboeta. De comum tinham uma única "regra" como ponto de partida: filmar em Lisboa (algo que, de resto, era desejo antes já por todos manifestado). Hoje "espreitamos" os bastidores da rodagem de um desses filmes, através das palavras e imagens de Miguel Valverde, um dos diretores do festival.

"Quando nos propusemos a fazer uma longa metragem, dividida em quatro segmentos, deixamos a liberdade criativa de cada um dos autores escolhidos falar e de acordo com as suas necessidades fomos tentando fazer o possível para que os filmes se parecessem com o que tinham imaginado", explica Miguel Valverde antes de avançar em concreto pelo segmento que hoje visitamos: A Sereia do Tejo, de Marie Losier.

E sobre o filme diz-nos:

"Inspirado na figura de Fernando Santos, mais conhecido como a performer Deborah Kristall, Marie Losier imaginou um filme cheio de texturas, cor e matéria. Filmar em película 16mm foi o maior desafio, mas é este o território da realizadora e onde a mesma se sente mais à vontade. Com a ajuda de Rui Xavier (o director de fotografia que fez também a segunda câmara) foi construído um universo onírico e poético na imagem que corresponde à fantasia da realizadora e da sua personagem. Com uma equipa muito esforçada e os muitos amigos que vieram ajudar, está em marcha provavelmente o filme mais revelador do universo desta cineasta".